Ciclo das sementes é um método natural de equilíbrio hormonal através da ingestão de determinadas sementes que ajudam a regular nossos hormônios.
Essa prática vem se tornando cada vez mais difundida pela Ginecologia Natural por oferecer uma excelente alternativa às reposições hormonais sintéticas, que acabam gerando efeitos colaterais.
Além disso, ao regular nossos hormônios de forma natural, contribuímos para a prevenção de outros processos de adoecimento, como problemas de tireoide, por exemplo.
Se você está curiosa para saber como funciona o ciclo das sementes e que benefícios essa prática pode trazer para você, continue a leitura!
O que é o ciclo das sementes?
O ciclo das sementes é uma prática integrativa de saúde, na qual você sincroniza o consumo de sementes específicas com o seu ciclo menstrual.
O objetivo é fornecer ao organismo fitoestrógenos, ácidos graxos, minerais e vitaminas essenciais que trabalham em conjunto com os hormônios estrogênio e progesterona.
Dessa forma, podemos atenuar sintomas como síndrome pré-menstrual, variações de humor, cansaço extremo, inchaço, entre outros, mantendo um ciclo menstrual mais saudável.
Nesse sentido, para aplicar o ciclo das sementes de forma correta e desfrutar dos benefícios dessa prática, você precisa primeiro conhecer o seu ciclo menstrual.
Quais são as fases do ciclo menstrual?
Um ciclo menstrual começa no primeiro dia de sangramento e termina no último dia antes do próximo sangramento.
Esse intervalo varia bastante, sendo que algumas pessoas menstruam a cada 24 dias e outras a cada 35, por exemplo. Sendo assim, o ideal é que você monitore o seu ciclo para entender quantos dias tem o seu ciclo menstrual.
Para ajudar nesse acompanhamento, você pode usar uma mandala lunar ou então aplicativos de celular que ajudam a registrar essas informações.
Já tem seu método preferido de acompanhamento? Então vamos recapitular as fases do ciclo menstrual:
- fase menstrual: período de sangramento
- fase folicular: período em que o óvulo está em desenvolvimento
- fase ovulatória: período em que o óvulo é liberado pelos ovários
- fase lútea: período entre a ovulação e a próxima menstruação
Quais são as sementes utilizadas no ciclo das sementes?
O ciclo das sementes compreende o uso de quatro tipos de sementes:
- abóbora
- linhaça
- gergelim
- girassol
Semente de abóbora
A semente de abóbora auxilia na produção de progesterona, hormônio essencial especialmente na fase lútea do ciclo menstrual. Ela também é rica em ácidos graxos e magnésio.
Semente de linhaça
A semente de linhaça é uma grande aliada da saúde feminina, pois ajuda a regular os estrógenos no organismo. Por terem efeito antioxidante, as sementes de linhada também ajudam na redução da inflamação.
Semente de gergelim
A semente de gergelim é uma das maiores aliadas da nossa saúde óssea, mas também contribui para a regulação de estrógenos no organismo.
Semente de girassol
A semente de girassol, por sua vez, é um poderoso antioxidante e contém vitamina E, essencial para a saúde da nossa pele. Ela também contribui para o bom funcionamento da tireóide, que é responsável por boa parte da nossa regulação hormonal.
Como você deve imaginar, são sementes muito fáceis de serem encontradas tanto em supermercados quanto em lojas de produtos naturais. Isso torna o ciclo das sementes uma prática simples e barata de ser aplicada em nosso dia a dia.
Ciclo das sementes: como fazer?
Para fazer o ciclo das sementes, vamos classificar o ciclo menstrual em duas fases: fase folicular e fase lútea.
A fase folicular se inicia com o primeiro dia de sangramento e vai até metade do seu ciclo menstrual. Ou seja, se o seu ciclo menstrual dura 28 dias, a fase folicular vai dos dias 01 ao 14. A fase lútea, neste caso, vai do dia 15 ao dia 28.
Fase folicular (dias 1 a 14)
Durante a fase folicular, os níveis de progesterona estão mais baixos no organismo. Por isso, as sementes recomendadas são a de abóbora e linhaça.
Essas duas sementes vão ajudar na produção de testosterona e melatonina. Logo, você vai sentir mais disposição e um sono mais reparador.
Nesta fase, você também pode fazer uso da chia, que vai atuar no controle da inflamação e dos hormônios junto com as sementes de abóbora e linhaça.
Fase lútea (dias 15 a 28)
Nesta fase do ciclo menstrual, a progesterona aumenta e os estrógenos diminuem. Ou seja, a necessidade do seu organismo é diferente. Portanto, as sementes recomendadas são a de girassol e a de gergelim (sésamo).
Diante disso, você pode ver que o ideal é não começar o ciclo das sementes a qualquer momento, mas sim esperar o primeiro dia do seu ciclo menstrual.
Qual a quantidade de sementes durante o ciclo das sementes?
A quantidade de sementes recomendada é de 01 colher de sopa de cada semente por dia, durante os 14 dias de cada etapa. Ou seja, do dia 01 a 14, você vai consumir 01 colher de sopa de semente de abóbora e 01 colher de sopa de semente de linhaça.
Entre os dias 15 e 28 do seu ciclo, você vai consumir 01 colher de sopa de semente de gergelim e 01 colher de sopa de semente de girassol.
Como consumir as sementes durante o ciclo?
O ideal é que você consuma as sementes o mais frescas possível. Nesse sentido, procure acrescentá-las em sucos, smoothies ou mesmo chás.
Você também pode triturá-las na hora em que for consumi-las. Mas evite comprar a farinha, pois uma vez que a semente é quebrada, já começa a perder suas propriedades medicinais.
Outra alternativa é fazer patês e acrescentar as sementes para consumi-las unto com uma torrada ou pão integral, por exemplo. Algumas pessoas acrescentam essas sementes a saladas, o que também é uma excelente opção.
Também é possível fazer panquecas, crepiocas e sobremesas que levem essas sementes. Dessa forma, você consegue variar o consumo para que não fique enjoativo.
Caso não esteja com a digestão muito boa, pode deixar as sementes de molho entre 6 e 8 horas antes de consumi-las, para que a digestão seja mais fácil.
Quais são os benefícios do ciclo das sementes?
Aprender como fazer o ciclo das sementes e transformar essa prática em um hábito pode trazer inúmeros benefícios. Confira:
Regulação do ciclo menstrual
A irregularidade menstrual pode acontecer por diversos fatores, entre eles, o desequilíbrio hormonal. Nesse sentido, usar o ciclo das sementes para regular hormônios é um dos principais objetivos que levam as mulheres a procurar essa prática.
Outro sinal de desequilíbrio hormonal é o surgimento de espinhas, o que pode incomodar muitas pessoas, especialmente por causa da inflamação e sensibilidade da pele. Por esse motivo, também há quem faça o ciclo das sementes para tratar acne.
Redução da inflamação
Quando vamos nos aproximando do período menstrual, nosso organismo aumenta os níveis de inflamação naturalmente. É por essa razão que surgem dores articulares, cólicas e problemas digestivos, entre outros. E uma forma de controlar essa inflamação é através do consumo de sementes.
Redução de desconfortos na menopausa
Mulheres que estão passando pelo climatério e menopausa costumam sentir diversos sintomas, como fogachos e secura vaginal. Diante desses quadros, você pode usar o ciclo das sementes para menopausa como uma forma de reduzir esses sintomas, afinal, ele ajuda a regular os níveis de estrogênio no organismo.
Nutrição
As sementes são importantes fontes de nutrição para o nosso organismo, trazendo ácidos graxos, vitaminas e minerais essenciais. Deste modo, ao praticar o ciclo das sementes regularmente, você aumenta a nutrição do seu organismo, ganhando mais saúde e disposição.
Essa característica é especialmente importante para quem deseja aumentar a fertilidade e engravidar, já que o corpo precisa de mais energia nessa fase da vida.
Como potencializar o ciclo das sementes
Existem algumas outras estratégias que podem ser combinadas com o ciclo das sementes para que você tenha resultados ainda melhores.
Uma delas é fazer uso de gorduras saudáveis para potencializar o efeito das sementes. Neste caso, você pode optar pelo óleo de borragem, óleo de coco ou óleo de prímula.
Essas gorduras ajudam a ativar as propriedades das sementes e melhoram a absorção das vitaminas e minerais, maximizando os benefícios do ciclo das sementes.
Ciclo das sementes e endometriose
Algumas profissionais de saúde recomendam que mulheres que foram diagnosticadas com endometriose ou câncer estrogênio-dependente tomem cuidado com o uso contínuo do ciclo das sementes, pois eles aportam fitoestrógenos ao organismo. Outras, porém, dizem que a quantidade consumida é pequena, portanto, não prejudica essas condições.
Nesse sentido, deixo aqui o alerta para que você possa tomar todos os cuidados necessários e fazer o melhor uso do ciclo das sementes no seu dia a dia. Na dúvida, consulte a profissional que está te acompanhando para saber qual é o melhor caminho a tomar.
Gostou de conhecer o ciclo das sementes? A Ginecologia Natural oferece uma série de recursos e ferramentas para que você mantenha a sua saúde sem precisar recorrer a medicamentos sintéticos.
Se você quiser ficar por dentro desses métodos de autocuidado, te convido a assinar a minha newsletter e receber conteúdos como este diretamente no seu e-mail.
Um abraço e a gente se vê no próximo artigo!
Eve.


