Durante milênios, a busca pela juventude e pela vida eterna têm feito pessoas de todas as épocas empregarem grandes jornadas.
Um dos exemplos mais marcantes dessa busca que transcende os tempos é o de Alexandre, o Grande, 400 anos antes do nascimento de Cristo.
Outro grande ícone da lenda da Fonte da Juventude foi Ponce de León que, em meados de 1493, viajou rumo à Flórida acreditando que lá encontraria águas curativas, que fossem capazes de lhe fazer retroceder os anos.
Há quem diga, ainda, que a Pedra Filosofal, tão desejada pelos alquimistas, também tivesse o poder de trazer de volta a mocidade.
Mas sabe onde encontramos fórmulas “mágicas” para vencer o transpassar do tempo? Na Medicina Ayurveda.
Curiosa para saber mais? Então continua comigo!
O que é rasayana no Ayurveda?
Os textos clássicos do Ayurveda, em especial o Charaka Samhita, trazem conhecimentos milenares que são capazes de nos surpreender quando o assunto é rejuvenescimento. O nome dessa ciência é rasayana.
De origem sânscrita, a palavra rasayana é composta de outras duas: rasa e ayana.
Rasa possui inúmeros significados dentro da tradição ayurvédica, sendo que o mais utilizado é para se referir ao rasa dhatu, o primeiro dos 7 tecidos corporais.
Porém, rasa também é a palavra utilizada para identificar a essência de algo, como a essência de uma planta, por exemplo. Além disso, rasa é o termo sânscrito para o elemento mercúrio, um dos mais citados pelos alquimistas em suas obras.
Ayana, por sua vez, pode ser entendido como caminho ou movimento. Portanto, o significado de rasayana é “caminho para a essência”. Mas essência de quê, afinal?
A nossa.
Rasayana é, portanto, a ciência que nos mostra o caminho de volta para a nossa essência, aquilo que somos por natureza, a nossa prakrti — ou mercúrio, para os alquimistas.
Morte: um processo contínuo de autodestruição
Para compreendermos a terapia rasayana e como ela funciona, precisamos dar um passo atrás e entender o que é a morte física.
A partir do momento em que nascemos, nosso corpo inicia um processo contínuo de construção e destruição.
Algumas de nossas células vivem apenas alguns minutos, outras algumas horas, outras alguns dias, outras algumas semanas. Ao fim de sete anos, em média, temos um corpo completamente novo em termos celulares.
Na infância, adolescência e adultez, o processo de renovação celular é mais rápido do que o de destruição. Assim, conseguimos manter nossos corpos bem estruturados, ainda que eles sofram desequilíbrios dos doshas.
Contudo, quanto mais avançamos em idade, mais trabalho nossos corpos têm para gerar novas células. Esse descompasso entre destruição e criação é o que faz com que, pouco a pouco, envelheçamos e percamos a vitalidade.
Quando as forças destrutivas no organismo são mais fortes do que as criativas, morremos.
O objetivo da terapia rasayana é prolongar a capacidade do nosso organismo de manter esse processo de criação e destruição equilibrado. Logo, de manter a juventude por mais tempo.
Nutrindo nossa essência com rasayana
Lembra que a palavra rasa significa essência?
De um pequenino grão de feijão a uma grande e suculenta manga rosa, passando pelas saborosas raízes de uma mandioca, tudo possui uma essência, assim como nós.
E o mais absurdamente lindo de tudo isso é que essa essência é a mesma: panchamahabhutas ou os cinco grandes elementos da matéria — akasha, vayu, agni, jala e prthvi.
Portanto, quando comemos um alimento orgânico, nutritivo, cheio de vida, estamos repondo esses elementos em nosso organismo. Ou seja, estamos complementando a nossa essência.
Mas, quando não cuidamos daquilo que é consumido para repor essa essência perdida pelo desgaste do nosso corpo, deixamos de dar insumos para que ele se recupere da forma adequada. Logo, o processo de destruição vai ganhando cada vez mais força, de forma mais rápida. Desse modo, começamos a adoecer.
Alguns desses processos de adoecimento conseguimos frear e até reverter, outros não. Por isso, as terapias de rasayana não são exatamente um tratamento, mas antes, uma forma de prevenção.
E é aí que encontramos a fonte da juventude no Ayurveda.
Rasayana: como rejuvenescer com Ayurveda?
De acordo com o Charaka Samhita, quem segue as terapias de rasayana pode viver até mil anos. Essas terapias compreendem recomendações dietéticas, uso de plantas medicinais e, claro, condutas apropriadas.
As recomendações alimentares variam de pessoa para pessoa e devem estar alinhadas ao tipo de medicamento utilizado como rasayana.
As drogas, por sua vez, são categorizadas em dois tipos: aquelas que melhoram a saúde de uma pessoa saudável e aquelas que aliviam os sintomas de pessoas doentes.
Perceba que, mesmo que a pessoa não esteja 100% saudável, ela pode se beneficiar das terapias de rasayana.
Mas, para que esse benefício seja aproveitado por mais tempo, é fundamental que a pessoa em questão passe a adotar um estilo de vida saudável após todo o processo de purificação do corpo.
Isso porque a terapia rasayana atua em três pilares essenciais para a nossa saúde, segundo o Ayurveda: a nutrição dos tecidos corporais, a manutenção do agni, isto é, fogo digestivo e a capacidade de absorção dos panchamahabhutas pelos shrotas (canais de circulação).
Quais são os benefícios da terapia rasayana no Ayurveda?
As terapias de rasayana podem ser empregadas em diversos contextos, tanto para manter a saúde quanto para restabelecer a saúde de uma pessoa enferma. E quando bem aplicadas, essas terapias promovem:
- longevidade
- memória
- intelecto
- ausência de doenças
- juventude
- brilho
- compleição saudável
- voz saudável
- vitalidade
- órgãos dos sentidos saudáveis
- respeito
- claridade
- verdade
- disposição física e mental
- equilíbrio dos doshas
Como você pode ver, não é pouca coisa. Quando pensamos em longevidade saudável, ter memória, ausência de doenças, vitalidade e disposição física e mental é essencial.
Além disso, se os nossos doshas estiverem em equilíbrio, nossos dhatus não serão destruídos tão rapidamente. Ou seja, viveremos mais e melhor.
Quais são os tipos de terapia de rasayana?
De forma geral, temos dois tipos de terapias de rejuvenescimento no Ayurveda:
- kutipraveshika: espécie de isolamento terapêutico, onde a pessoa passa por uma série de tratamentos dentro de uma residência especificamente criada para isso.
- vatatapika: terapias que podem ser aplicadas em clínicas ayurvédicas, com acompanhamento em casa.
No primeiro, a paciente fica internada em um local isolado, recebendo os tratamentos de acordo com a sua condição. Esse período pode variar de algumas semanas a meses, por isso, essa opção se torna mais difícil.
Já no segundo caso, é possível seguir as recomendações da terapeuta ou vaidya em locais mais flexíveis, como clínicas ou mesmo na sua casa.
Como funciona a terapia de rasayana?
As terapias de rasayana podem ser empregadas tanto para restabelecer a saúde do corpo físico quanto da mente (medhya rasayana).
Para fazer uma terapia de rejuvenescimento, a pessoa deve, primeiro, purificar o organismo de quaisquer desequilíbrios que possam estar afetando a sua saúde. Ou seja, realizar um panchakarma.
Uma vez que os doshas e os dhatus estejam reequilibrados, são ministradas fórmulas que promovem a nutrição e rejuvenescimento dos tecidos corporais ou da mente.
Algumas dessas fórmulas são bastante complexas, como o brahma rasayana, cyavanprash e amalaka brahma rasayana. Outras, porém, são simples de se aplicar, como a mistura de água com mel e o pó de alcaçuz com leite.
Vale lembrar que rasayana não se limita a tomar remédios. Pelo contrário, as terapias de rejuvenescimento no Ayurveda começam com um estilo de vida saudável, que fortaleça a sua imunidade e mantenha seu organismo em pleno funcionamento.
Gostou de saber mais sobre rasayana no Ayurveda? Então te convido a assinar a minha newsletter e se manter informada sobre outros conteúdos como este.
Um abraço e a gente se vê no próximo artigo!
Eve.

