WhatsApp

+55 41 99243-5848

Email

ola@sabedoriadaterra.org

Atendimento

Seg - Sex: 9h às 17h

A amora miura (Morus nigra), também conhecida como amora negra, é uma planta de origem asiática que ganhou um espaço bastante importante na medicina popular brasileira, especialmente no tratamento de sintomas característicos da menopausa.

Suas propriedades medicinais são conhecidas em praticamente todos os continentes, sendo que a planta é utilizada há séculos na China, Índia, Paquistão, Irã, Turquia, Grécia, Brasil e toda a região Andina.

Entre os sistemas de medicina que utilizam a amora miura em suas formulações estão a Medicina Tradicional Chinesa, a Medicina Ayurveda, a Medicina Tradicional Andina e a Medicina Unani.

Essa plantinha, que também pode ser chamada de sarça mora, adapta-se facilmente ao ambiente e produz frutos que conhecemos como amora ou amorinha.

Se você quer saber para que serve a amora miura e como ela pode te ajudar durante a menopausa, continue a leitura!

O que é amora miura?

A Morus nigra (nome científico da amora miura) é uma árvore frutífera que costuma crescer com certa facilidade em todo o Brasil, sendo que na região do Vale do São Francisco ela é mais conhecida como amora miura.

Além de nos presentear com frutos doces e bastante suculentos, que são utilizados em doces, compotas e sobremesas, a amora miura também guarda muitas propriedades medicinais.

O extrato da amora miura pode ser obtido de várias formas, como infusões, decocções e tinturas à base de água ou de álcool. Além disso, também é possível obter o extrato seco das folhas e frutos. Ou seja, é uma planta medicinal bastante versátil e fácil de usar no dia a dia.

Amora miura na menopausa: para que serve?

Um dos grandes desafios das mulheres durante a menopausa é o equilíbrio hormonal. Enquanto algumas optam pelas terapias de reposição hormonal sintéticas, outras buscam formas naturais de lidar com esse período de travessia.

É nesse momento que a amora miura se torna uma grande aliada, pois auxilia na reposição hormonal de maneira natural. Dessa forma, ela contribui para a redução de sintomas como fogachos, variações de peso, insônia e irritabilidade, entre outros.

A amora miura também tem uma potente atividade antiinflamatória e antioxidante, o que contribui para reduzir processos inflamatórios, como a endometriose.

Além disso, a amora negra possui atividade citotóxica, o que significa que atua na prevenção e tratamento de tumores, e atividade antibacteriana, ajudando no combate a infecções bacterianas, como vaginose, cistite e gardnerella.

Também podemos usar a amora miura no tratamento da perda de cabelo, outro sintoma característico da fase da menopausa. Nesse caso, você pode fazer um decocto com as folhas, cascas e raízes da Morus nigra e adicionar ao shampoo da sua preferência, ou apenas fazer um chá de amora miura e lavar os cabelos, massageando bem o couro cabeludo com a infusão.

Se você tem varizes, também pode se beneficiar das propriedades cardiovasculares da amora miura, além dos efeitos neuroprotetores da planta.

Outros benefícios da amora miura

Além de contribuir para a saúde ginecológica, a amora negra também é muito utilizada no tratamento de diabetes. Isso porque ela possui efeito hipoglicemiante, isto é, reduz os níveis de acúcar no sangue.

A amora miura também contribui para a redução de colesterol e o controle da dor, tendo efeitos analgésicos. Sua propriedade hepatoprotetora contribui no tratamento de desequilíbrios do fígado, como a icterícia.

Na medicina popular, é comum usar o chá de folha de amora miura para fazer gargarejos no tratamento de aftas e amigdalite. Essa prática se comprova eficaz pelo efeito antiinflamatório da planta.

Os frutos da Morus nigra podem ser usados no preparo de xaropes expectorantes e antitussígenos. O xarope também pode ser usado no tratamento de diarreia, vermes e doenças inflamatórias do sistema gastrointestinal.

A decocção da casca da raiz tem efeito purgativo e diurético, o que pode auxiliar no tratamento de prisão de ventre, bem como na redução do inchaço por retenção de líquidos.

A infusão de amora miura também pode ser tomada para controle da pressão arterial e do colesterol, assim como no tratamento de doenças inflamatórias como artrite e rematismo.

Dor de dente e infecções bucais costumam ser tratadas com os frutos, seja em forma de xarope ou geleias.

Externamente, podemos usar a decocção da amora miura para limpeza de feridas, pois ela possui propriedades antibacterianas e fungicidas. Aplicar compressas de chá de amora miura nas articulações também pode ajudar no alívio de dores reumáticas.

Amora miura no Ayurveda: o que você precisa saber?

Na Medicina Ayurveda, a Morus nigra é conhecida como tūta (तूत). Suas propriedades são:

  • rasa: madhura (doce)
  • guna: shita (frio)
  • virya: shita (frio)
  • vipaka: madhura (doce)

Esses gunas indicam que a amora miura pacifica vata e pitta dosha, em virtude do sabor doce e frieza, respectivamente.

No Ayurveda, usamos a decocção das folhas em inflamações da garganta. Os frutos, no tratamento de problemas estomacais e melancolia. Já a casca, como purgativo e vermífugo.

Usamos, ainda, a infusão no tratamento de pressão alta, assim como no controle da glicemia. Além disso, no tratamento de diarreia, vermes, sede intensa, queimação e constipação.

Amora miura: como tomar?

A forma mais fácil de tomar a amora miura é por meio da infusão ou decocto das folhas.

Para a infusão, use 2 folhas de amora miura para 250ml de água. Leve a água para ferver e desligue o fogo. Despeje a água sobre as folhas e tampe o recipiente por 10 a 15 minutos. Beba três vezes ao dia.

Para preparar o decocto, você deve separar 12g de erva para 1 litro de água. Leve ao fogo e deixe ferver por 10 minutos.

Você também pode preparar a tintura de amora miura. Neste caso, separe 250g de folhas secas e macere-as com álcool 70%. A posologia da tintura pode variar, por isso, é importante consultar uma profissional de saúde.

Existem contraindicações para a amora miura?

Gestantes, lactantes, crianças e idosos só devem tomar amora miura por indicação de uma profissional de saúde e o acompanhamento adequado, já que não existem estudos aprofundados sobre possíveis efeitos adversos para essas pessoas. 

Gostou de saber mais sobre os benefícios da amora miura durante a menopausa? Inscreva-se na minha newsletter e receba mais conteúdos como este diretamente na sua caixa de entrada!

Um abraço e a gente se vê no próximo artigo.

Eve.

Évelim Wroblewski

Geminiana, comunicóloga, taróloga, terapeuta Ayurveda e da Ginecologia Natural. Possui Especialização em Striroga (Ginecologia Ayurveda) e Manas Vijñana (Psicologia Ayurveda). Cursou Formação em Medicina Tradicional e Herbolaria Andina, Formação em Parteria Ancestral Andina e Diplomatura em Medicina Tradicional e Cosmovisão Indoamericana.

Você também pode gostar