WhatsApp

+55 41 99243-5848

Email

ola@sabedoriadaterra.org

Atendimento

Seg - Sex: 9h às 17h

Presente do México à América do Sul, passando pela América Central, a damiana (Turnera diffusa) é uma planta perene de fácil cultivo e que guarda segredos medicinais que já eram conhecidos pelos mayas há milhares de anos.

Como parte da farmacopéia dos povos originários, as folhas de damiana são empregadas principalmente como estimulante nervoso e afrodisíaco, provocando estados de euforia e posterior relaxamento.

Essa planta, que se destaca por suas flores amarelo vivo, também é conhecida como té de México, hierba de la pastora, pastorcita, hierba del venado e vassoura de velha.

Continue a leitura e saiba mais sobre a damiana!

O que é damiana?

Damiana é o nome popular da Turnera diffusa, uma planta originária das zonas tropical e subtropical, sendo muito comum nas Américas.

Os mayas utilizavam as folhas de damiana para preparar uma bebida afrodisíaca, que aumentava a libido de homens e mulheres e depois promovia um estado de relaxamento profundo.

No México, ela é ingrediente comum em drinks e bebidas, além de ser usada na medicina tradicional. No Brasil, o uso mais comum é o chá de damiana, mas também podemos fazer a tintura da planta.

Para que serve o chá de damiana?

O chá de damiana é mais conhecido por aumentar a libido e o desejo sexual. Por isso, é usado no tratamento de disfunções sexuais e impotência. Mas suas propriedades medicinais vão bem além disso.

Na Ginecologia Natural, podemos usar o chá de damiana no tratamento de amenorreia (ausência de menstruação) e dismenorreia (cólica menstrual).

Ela também é uma excelente aliada contra a ansiedade e a depressão causadas por desequilíbrios hormonais. Além disso, a Turnera diffusa é conhecida por suas propriedades diuréticas e laxativas, ajudando em casos de retenção de líquidos e constipação.

Suas propriedades antioxidantes e antiinflamatórias também contribuem para a saúde da mulher, assim como sua propriedade hipoglicemiante, que atua como coadjuvante no controle da diabetes.

O chá de damiana também é bastante utilizado no tratamento de distúrbios digestivos e respiratórios.

Tintura de damiana: para que serve?

A tintura de damiana é uma excelente alternativa ao chá da planta, especialmente quando você não tem tempo ou os recursos necessários para preparar a infusão ao longo do dia.

Preparamos a tintura de damiana macerando as folhas de damiana em álcool 70% por cerca de 30 dias, até que o álcool extraia as propriedades medicinais da planta. Em seguida, coamos a mistura para uso.

A posologia pode variar de pessoa para pessoa, por isso, é importante ter o acompanhamento adequado durante o uso da tintura.

Benefícios da damiana

A Turnera diffusa é uma planta bastante versátil, com benefícios bastante interessantes para quem busca manter a saúde de forma simples e natural.

Ansiolítico e antidepressivo

O chá da damiana pode ser usado para reduzir a ansiedade e a depressão, especialmente quando são decorrentes de desequilíbrios hormonais. Nesse sentido, a damiana é uma grande aliada de mulheres na menopausa, ajudando a regular o humor.

Redução de peso

As propriedades laxativa e diurética da damiana podem auxiliar na perda de peso, especialmente quando você sente que está retendo líquidos ou que o seu trânsito intestinal não está funcionando adequadamente.

Regulação da menstruação

A damiana também pode ajudar na regulação do ciclo menstrual, sobretudo quando a menstruação está escassa ou ausente.

Redução da inflamação

A propriedade antiinflamatória da damiana pode auxiliar no tratamento de processos inflamatórios no organismo, como na endometriose e inflamação intestinal. Além disso, pode reduzir as cólicas menstruais.

Controle da diabetes

Outro benefício da damiana é a sua propriedade hipoglicemiante, isto é, controle da glicemia no organismo. Nesse sentido, o chá de damiana pode ser um grande aliado no controle da diabetes.

Alívio de problemas respiratórios

Uma das formas que os mayas empregavam a damiana era em forma de fumo, para aliviar sintomas de asma e bronquite. As folhas de damiana eram secas e fumadas para limpar os pulmões. Hoje em dia, poderíamos pensar na inalação de fumaça, conhecida como dhumapana no Ayurveda.

Damiana: contraindicações e efeitos colaterais

Assim como toda planta, a damiana também possui algumas contraindicações que devem ser observadas. Gestantes e lactantes não devem consumir a planta, assim como crianças menores de 7 anos.

Alguns estudos apontam que a Turnera diffusa pode causar efeitos psicoativos semelhantes à cannabis. Contudo, o uso recorrente pode levar a dores de cabeça e outros efeitos colaterais.

Altas doses de damiana também podem provocar insônia e irritabilidade. Sendo assim, é fundamental que você use a damiana de forma correta, com a orientação de uma profissional de saúde.

Gostou de saber mais sobre a damiana? No e-book Flores Medicinais, você pode conhecer outras flores que contribuem para a sua saúde. Clique no banner aqui embaixo e saiba mais!

Évelim Wroblewski

Geminiana, comunicóloga, taróloga, terapeuta Ayurveda e da Ginecologia Natural. Possui Especialização em Striroga (Ginecologia Ayurveda) e Manas Vijñana (Psicologia Ayurveda). Cursou Formação em Medicina Tradicional e Herbolaria Andina, Formação em Parteria Ancestral Andina e Diplomatura em Medicina Tradicional e Cosmovisão Indoamericana.

Você também pode gostar