WhatsApp

+55 41 99243-5848

Email

ola@sabedoriadaterra.org

Atendimento

Seg - Sex: 9h às 17h

A cólica menstrual faz parte da vida de pelo menos 80% das mulheres. Para algumas, essa dor latejante aparece de vez em quando. Para outras, é mais frequente do que se pode imaginar.

Mas você sabia que é comum sentir cólica sem estar menstruada? 

Essas dores no útero sem estar menstruada podem ter diversas origens e estarem relacionadas a questões físicas e emocionais. Por essa razão, é importante que ao sentir esse tipo de desconforto de maneira frequente você procure por ajuda especializada, seja uma ginecologista ou uma terapeuta da Ginecologia Natural.

Mas por hoje, vamos nos aprofundar nas possíveis causas desse desequilíbrio para que você possa começar uma investigação pessoal sobre essa cólica “do nada”.

O que é cólica, afinal?

Cólica é uma dor latejante que acontece em órgãos ocos, como o útero, a intestino e os rins, por exemplo. É como se o órgão se contraísse de forma abrupta e muito rápida, relaxando em seguida. Essa contração intensa pode causar dor aguda e episódios de melhora e piora, estendendo-se por vários dias.

E a cólica menstrual, o que é?

Cólica menstrual ou dismenorreia é uma dor pélvica que ocorre quando o útero se contrai para expelir o endométrio em forma de menstruação.

Esse sintoma pode surgir poucos dias antes do início do fluxo menstrual e acompanhar todo o período de sangramento.

A intensidade da cólica menstrual varia muito de pessoa para pessoa e também de mês a mês. Por isso, é importante observarmos como os nossos corpos se comportam nesse período.

Dentro da perspectiva da Medicina Ayurvedica, a cólica menstrual é resultado de um agravamento de vata dosha. Esse agravamento ocorre de maneira natural para que a menstruação seja expulsa do organismo.

Contudo, quando o vata dosha agrava demais, leva aos sintomas característicos da cólica menstrual, como a dor no útero, nas pernas e também nas costas.

O que significa sentir cólica sem estar menstruada?

Embora seja comum, não é normal sentir cólica sem estar menstruada. Logo, é importante que você procure descobrir o que está causando essa dor.

E quando você sente cólica sem menstruar, pode ser sinal de inúmeras condições. Veja algumas delas:

  • cistos ovarianos;
  • miomas;
  • endometriose;
  • doença inflamatória pélvica;
  • doenças digestivas;
  • esforço físico inadequado;
  • constipação;
  • gases;
  • aborto espontâneo;
  • impactos externos.

Percebe como existem várias causas possíveis? Portanto, um primeiro passo para começar a investigar o que pode estar causando cólicas fora do período menstrual é observar quais têm sido seus hábitos alimentares e condutas no dia a dia.

Vou te ajudar um pouquinho com isso.

Investigando as causas da cólica sem estar menstruada

Lembra que um dos possíveis causadores de cólicas fora do período menstrual é a constipação? Junto com a constipação pode vir o acúmulo de gases.

Na maioria das vezes, esses dois sintomas são decorrentes de hábitos alimentares inadequados. Então, pare por alguns minutos e reflita sobre o que você comeu alguns dias antes de começar a sentir as cólicas abdominais.

Também revise os últimos dias e perceba se você tem defecado todos os dias. A constipação pode provocar inchaço na barriga, sensação de estufamento e também a dor em cólica.

Estar com os exames ginecológicos em dia também pode te ajudar a entender a causa da cólica fora do período menstrual. Um diagnóstico de fibroma uterino, mioma, cistos, endometriose ou outro desequilíbrio associado ao útero pode também indicar a origem das cólicas.

O excesso de atividades físicas também pode provocar dor no abdômen, assim como qualquer tipo de trauma físico na região abdominal. Portanto, verifique se nos últimos dias você não exagerou na academia ou não sofreu algum impacto na região abdominal.

As doenças digestivas, como síndrome do intestino irritável, doença de Chron e diverticulite, entre outras, também podem fazer você sentir cólica sem estar menstruada. Nesses casos, é comum observar o abdômen inchado e ter episódios de diarreia.

A cólica na perspectiva do Ayurveda

Do ponto de vista do Ayurveda, a cólica é resultante do agravamento de vata dosha, especialmente de apana vayu, que é responsável pelos processos de eliminação do corpo.

Se apana vayu for bloqueado por qualquer motivo, assume um movimento contrário no organismo — de baixo para cima — provocando inúmeros desequilíbrios, dentre eles, as cólicas abdominais.

Mas o que leva o vata dosha a se agravar dessa forma?

  • Comer alimentos muito secos, frios, amargos, picantes e adstringentes;
  • Alimentar-se de forma irregular, sem horário para as refeições;
  • Não dormir o suficiente;
  • Praticar atividades físicas em excesso;
  • Passar por traumas físicos ou emocionais;
  • Estar sob pressão ou estresse frequentes;
  • E muitas outras situações.

Perceba que até mesmo questões mentais ou emocionais podem agravar vata dosha e gerar vários tipos de desequilíbrio no seu organismo, inclusive as cólicas. Por isso é tão importante ter o acompanhamento adequado.

Como saber o que está provocando a cólica fora do período menstrual em você?

A primeira questão que você precisa saber é que sentir cólica não é normal, seja menstruada ou não. A dor sempre é um sinal de que algo não está bem no seu organismo. Portanto, antes de mais nada, procure ajuda especializada.

Se antes da sua consulta você conseguir observar algumas das questões que levantei anteriormente, como os seus hábitos alimentares ou qualquer diagnóstico anterior, facilita muito na busca pelo tratamento certo.

Mas o mais importante mesmo é que você não se conforme em sentir dor. Infelizmente, fomos criadas acreditando que sentir cólica é normal e que todas as mulheres passam por isso. Porém, isso não é verdade.

Toda dor, todo desconforto, tem que ser investigado e tratado. Melhor ainda se esse tratamento puder ser o mais natural possível, pois os impactos e possíveis efeitos adversos no seu organismo serão mínimos ou inexistentes.

Como diminuir a cólica quando você não está menstruada?

Uma das formas mais usadas na medicina alopática para reduzir a cólica sem estar menstruada é o uso de antiespasmódicos. Como o próprio nome indica, são medicamentos que evitam os espasmos, isto é, as contrações involuntárias.

Se, por um lado, isso ajuda a aliviar a dor, por outro, não trata a causa do problema. Portanto, a cólica pode voltar a qualquer momento.

O Ayurveda e a Ginecologia Natural também oferecem “recursos de emergência” para esses casos, como chá de erva-doce, hortelã ou anis, por exemplo.

Caso você perceba que a cólica é decorrente de uma constipação, pode fazer uso do óleo de rícino, que é usado há séculos no Ayurveda e também já foi bastante popular na época das nossas avós.

Colocar uma bolsa de água quente sobre o abdômen pode ajudar a aquecer o útero e assim reduzir a cólica. Massagens com óleo de gergelim morno sobre o ventre também contribuem para aliviar o desconforto.

Mas, como eu disse antes, essas são medidas paliativas e a cólica pode voltar. Sendo assim, não deixe de consultar uma profissional de saúde da sua confiança.

Caso você tenha gostado deste artigo e queira ficar por dentro de outros conteúdos como este, lembre-se de assinar a minha newsletter!

Um abraço e a gente se fala no próximo artigo.

Eve.

Évelim Wroblewski

Geminiana, comunicóloga, taróloga, terapeuta Ayurveda e da Ginecologia Natural. Possui Especialização em Striroga (Ginecologia Ayurveda) e Manas Vijñana (Psicologia Ayurveda). Cursou Formação em Medicina Tradicional e Herbolaria Andina, Formação em Parteria Ancestral Andina e Diplomatura em Medicina Tradicional e Cosmovisão Indoamericana.

Você também pode gostar