WhatsApp

+55 41 99243-5848

Email

ola@sabedoriadaterra.org

Atendimento

Seg - Sex: 9h às 17h

De acordo com o Ayurveda, existem três forças que governam nosso corpo: vata, pitta e kapha. Conhecidas como doshas, essas forças interagem entre si o tempo todo, sendo responsáveis por todos os processos fisiológicos que mantêm a vida.

O dosha vata é o responsável pelo movimento, enquanto pitta se ocupa dos processos de transformação. Kapha, por sua vez, é o dosha que promove a estrutura do corpo.

Um corpo com uma boa estrutura é capaz de enfrentar qualquer desequilíbrio com mais facilidade, superando as doenças de forma mais rápida. Por isso, pessoas com prakrti kapha tendem a desenvolver menos doenças ao longo da vida.

Neste artigo, vamos mergulhar em tudo o que você precisa saber sobre o kapha dosha. Continua comigo?

O que é kapha dosha?

Também conhecido como shleshma, kapha dosha representa tudo o que é líquido no corpo, por isso, é representado pelo princípio da água. Podemos pensar no dosha kapha como a força de coesão que mantém o corpo unido.

Se pararmos para pensar que mais de 70% do corpo humano é composto de água, podemos compreender o porquê de kapha dosha ser responsável pela estrutura do corpo dos seres vivos.

Muitas vezes, kapha também é comparado a bala, isto é, a força física. Nesse sentido, ele concentra características como peso, oleosidade e rigidez, entre outras.

Quando pensamos em panchamahabhutas, o dosha kapha é formado por jala (água) e prthvi (terra). E se dermos um passo a mais, também compreenderemos que ele é formado por sattva e tamas. Logo, tende à inércia, ao repouso.

Dosha kapha: características e suas influências dentro e fora do corpo

Apesar de ser formado por jala (água) e prthvi (terra), kapha dosha possui uma predominância de água. Nesse sentido, quando olhamos para os nossos corpos e para a Natureza, tudo o que apresenta algum nível de viscosidade ou liquidez tem a presença de kapha dosha.

Com isso em mente, podemos pensar nas características do dosha kapha como sendo:

  • snigdha (oleoso);
  • shita (frio);
  • guru (pesado);
  • manda (lento);
  • shlakshana (suave);
  • sandra (compacto);
  • mrdu (macio);
  • sthira (firme ou estável);
  • shveta (esbranquiçado);
  • madhura (doce);
  • picchila (viscoso);
  • mrtsna (moldável).

Para entender kapha dosha, imagine um pote com óleo de coco. Em temperaturas baixas, ele se mantém firme, estável. Em temperaturas amenas, pode ser facilmente moldável. Já em temperaturas altas, ele se liquefaz.

É devido a essas características ou gunas, que kapha dosha está presente nas articulações, na maciez da pele, na gordura corporal e na promoção da força.

Por representar a nutrição, o dosha kapha também é fundamental para a saúde reprodutiva e para a estabilidade da mente. Por outro lado, pode gerar falta de movimento e letargia quando desequilibrado.

Funções de kapha dosha no meio ambiente

Se kapha dosha é água, tudo o que vemos na Natureza que contenha água pode ser conectado a esse dosha. A refrescância também costuma estar ligada ao dosha kapha, por isso, ele é comparado à Lua.

Inclusive, o Sushruta Samhita compara as três grandes forças do Universo — Sol, Lua e Vento — aos três doshas no corpo: pitta, kapha e vata, respectivamente.

Podemos perceber a presença de kapha não só nas águas, mas também em plantas com abundância de líquidos, como é o caso da babosa (Aloe vera).

Sub-doshas de kapha: entrando na complexidade

Assim como vata e pitta, kapha dosha também possui cinco subdivisões, conhecidas como subdoshas. Esses subdoshas representam funções específicas de kapha no organismo e nos ajudam a compreender melhor como ele interage com vata e pitta.

Avalambaka kapha

Localizado no peito, avalambaka kapha é responsável por dar suporte aos outros quatro tipos de kapha. Além disso, ele dá sustentação à região peitoral, mantendo a saúde do coração e dos pulmões.

Kledaka kapha

É o subdosha de kapha responsável por conferir umidade ao alimento durante o processo de digestão. Trabalhando em conjunto com samana vayu e pachaka pitta, ele interfere diretamente na saúde do agni (digestão).

Bodhaka kapha

Presente na língua e garganta, bodhaka kapha atua na percepção dos rasas (sabores). Também ajuda a umidificar o alimento durante o processo de deglutição, para que ele seja consumido com mais facilidade.

Tarpaka kapha

Localizado na cabeça, tarpaka kapha nutre os órgãos dos sentidos, mantendo-os saudáveis para uma percepção mais clara dos estímulos recebidos.

Shleshaka kapha

Presente nas articulações, shleshaka kapha mantém os ossos unidos e promove a lubrificação das juntas para um movimento mais fluido. Além disso, evita o atrito, preservando as articulações.

O que causa o desequilíbrio do dosha kapha?

Kapha dosha pode se tornar desequilibrado por uma série de fatores. Naturalmente, ele aumenta no início da manhã e da noite, durante o primeiro estágio da digestão e também no inverno. Mas, caso não hajam outros fatores agravantes, ele retorna ao seu estado normal logo em seguida.

Agora, quando você consome muitos alimentos com as características que eu citei antes, como peso, oleosidade e frieza, por exemplo, a tendência é que kapha dosha se agrave no seu organismo.

Conforme esse agravamento vai se acumulando, podem surgir desequilíbrios mais evidentes, como aumento de peso corporal, letargia e excesso de sono, entre outros.

Comer em excesso e não praticar atividades físicas regularmente também contribui para o aumento de kapha dosha no organismo, assim como a falta de estímulos mentais e o consumo de alimentos com predominância do sabor madhura (doce).

A região geográfica na qual você vive também pode contribuir para o agravamento de kapha dosha. No caso do Brasil, o Sul do país, por ter uma característica mais fria e úmida, é o lugar onde pode ocorrer mais desequilíbrios do dosha kapha.

Dosha kapha: como equilibrar?

O equilíbrio de kapha dosha depende da adoção de hábitos e estilo de vida que o mantenham sob controle.

Com relação à alimentação, introduzir mais alimentos com sabores amargo, picante e adstringente no seu dia a dia pode ajudar a manter kapha equilibrado. Mas atenção: o excesso desses alimentos pode desequilibrar vata dosha, logo, moderação é a palavra de ordem aqui.

Dar preferência a alimentos quentes e secos, sem adição de gorduras, também é uma boa forma de devolver o equilíbrio ao kapha dosha. Preferir líquidos mornos, com adição de uma pitada de gengibre, também pode ajudar.

A prática de atividades físicas, especialmente exercícios aeróbicos, pode ajudar a manter kapha dosha equilibrado. Além disso, manter uma mente ativa, curiosa e aberta a novos conhecimentos também contribui para um kapha dosha em equilíbrio.

O jejum bem orientado pode ajudar no controle de kapha dosha e também favorecer o agni, trazendo mais disposição para o dia a dia e a redução da sensação de peso causada por uma digestão enfraquecida.

Regular a quantidade de horas de sono é outra atitude que você pode tomar para equilibrar kapha dosha. Como kapha tende à inércia, quanto mais tempo dormindo ou parada você ficar, maior é o desequilíbrio.

Por essa razão, o Ayurveda sempre recomenda deitar-se cedo — antes das 22h — e acordar antes do nascer do sol. Outro ponto fundamental é não dormir durante o dia, salvo em casos específicos.

Como você pode ver, pequenas mudanças no seu dia a dia podem contribuir para manter os doshas em equilíbrio e evitar que as doenças se instalem.

Quando se trata de kapha dosha, uma dieta controlada em quantidade e qualidade, somada a atividades físicas regulares, já é suficiente para evitar uma série de problemas. Justamente por isso, consideramos kapha como o dosha menos problemático dentro da lógica ayurvédica.

Se você gostou deste artigo e quer continuar aprendendo mais sobre Ayurveda e como essa medicina ancestral pode te ajudar a ter uma vida mais saudável, não deixe de assinar a minha newsletter.

Um abraço e a gente se vê no próximo artigo.

Eve.

Évelim Wroblewski

Geminiana, comunicóloga, taróloga, terapeuta Ayurveda e da Ginecologia Natural. Possui Especialização em Striroga (Ginecologia Ayurveda) e Manas Vijñana (Psicologia Ayurveda). Cursou Formação em Medicina Tradicional e Herbolaria Andina, Formação em Parteria Ancestral Andina e Diplomatura em Medicina Tradicional e Cosmovisão Indoamericana.

Você também pode gostar